terça-feira, 17 de julho de 2007

EU S/A | Max Barry

O mundo que Max Barry criou em Eu S/A é um gigantesco pesadelo tirado da revista Exame. As corporações venceram de vez, tudo é controlado por elas. Tudo? Nem tudo. A França ainda resiste... Max não deixa claro se com ou sem poção mágica, mas com certeza a General Motors e a Coca-Cola são os novos romanos.

Gangues tatuam logomarcas pelo corpo e atacam quem prefere comprar nas lojas concorrentes. As crianças estudam em escolas Pepsi ou McDonald’s e os adultos tem como sobrenome a empresa onde trabalham. Caso você esteja desempregado, é um sem-teto excluído de toda e qualquer oportunidade ou direito. O governo dos Estados Americanos, uma entidade figurativa, cobra dos cidadãos até a investigação de crimes (no caso, quem banca tudo é a família da vítima. Sem grana, sem C.S.I.).

Nesse gigantesco free shop que a Terra virou, um executivo chamado John Nike elabora um plano genial: assassinar dez consumidores no dia do lançamento da nova linha de tênis da empresa para valorizá-la ao extremo. Para executar a ação de marketing (de guerrilha??), descobre o inseguro Hack Nike, um funcionário subalterno que se deixa intimidar fácil por um superior e acaba coagido a coordenar a campanha.

Acontece que Hack não é um assassino e apela para a terceirização, contratando profissionais da polícia pra fazer o trabalho sujo. Acaba dando tudo errado (isso foi em LA, se fosse no Rio, de repente...) e entra em cena Jennifer Governo, uma agente incorruptível que vai atrás dos culpados, mesmo que não tenha ninguém pagando pelo caso.

E já tá bom de resenha, compre logo o livro e aproveite para abandonar o programa Team Advantage e ganhar quinze por cento de desconto em todas as lojas afiliadas à US Alliance nos próximos dois meses.

Um comentário:

Thiago disse...

Cara pra quem já leu esse livro vai concordar comigo, essa foi a melhor resenha que já li de um livro na vida, rsrs.
Uma Pena é saber que nunca vai virar filme, com tantas marcas envolvidas ninguém iria correr esse risco.