quinta-feira, 14 de junho de 2007

O Gosto da Guerra | José Hamilton Ribeiro

Todo mundo já sabe que José Hamilton Ribeiro não é só aquele repórter coroa estilo Léo batista que apresenta o Globo Rural. O cara é casca-grossa, ganhou sete prêmios Esso, virou capa da Trip, perdeu perna no Vietnã.


A Objetiva mandou bem reeditando o livro que conta toda a odisséia do cara na guerra, que tinha sido lançado em 1969 e estava há décadas esgotado. O texto é econômico e envolvente, e chato mesmo é que o livro é fino demais, mal começa já acabou.

Mas o trecho da fatídica pisada na mina é adrenalina pura, impossível não prender a respiração na hora H. Se até aí havia alguma euforia em acompanhar os relatos de um repórter cheio de disposição cobrindo a guerra, o horror da mutilação e a rotina do hospital (foram onze cirurgias) põe por terra qualquer glamourização possível do conflito. Por fim ainda temos um extra, a volta do jornalista ao Vietnã, 30 anos depois.

Mais um que vale ter na estante e desperta a curiosidade sobre os outros livros da Coleção Jornalismo de Guerra, lançada pela editora.

Segue uma entrevista com o José Hamilton publicada no Rabisco.

Pra fechar, uma frase do autor: “Guerra é ruim, mas sem alguém a escrever sobre ela, é muito pior”.

Nenhum comentário: